>> vergonha nacional >> Impunidade >> impunidadE I >> impunidadE II >> VOTO CONSCIENTE >>> lEIA, PARTICIPE E DIVULGUE

Agradeço as oportunas e coerentes intervenções dos comentaristas criticando o proselitismo irresponsável do globoritarismo apoiado pela mídia amestrada banalizando as Instituições e o Poder do Estado para a pratica sistemática de crimes. Os brasileiros de bem que pensam com suas próprias cabeças ja constataram que vivemos uma crise moral sem paralelo na historia que esgarça as Instituições pois os governantes não se posicionam na defesa da Lei e das Instituições gerando uma temerária INSEGURANÇA JURÍDICA. É DEVER de todo brasileiro de bem não se calar e bradar Levanta Brasil! Cidadania-Soberania-Moralidade

10.04.2009

Sarney, O neopetista

IstoÉ

Octávio Costa

Na semana em que venceu o prazo para mudança de partido, o presidente do Senado, José Sarney, não assinou nenhuma ficha de filiação. Continua no PMDB, exatamente onde está desde 1984, quando se lançou a vice na chapa à Presidência da República encabeçada por Tancredo Neves. Mas foi autor de uma cambalhota ideológica muito mais radical do que a mera troca de legenda.

Depois de anos e anos de críticas à atuação do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, o velho político maranhense sofreu uma súbita guinada de opinião.

Na terça-feira 29, Sarney recebeu em seu gabinete representantes da Frente Parlamentar da Terra, liderados por parlamentares do PT e do PSOL, e fez uma veemente defesa do MST. "Sou contra a criminalização do movimento dos semterra e apoio a construção de uma proposta que represente o aumento de recursos para a implementação de uma meta ousada de assentamentos no campo", disse o senador, frisando que é contra o que passou a chamar recentemente de "demonização do MST".

"Sou contra a criminalização do movimento sem-terra"
José Sarney, senador (PMDB-AP)

O novo figurino político de José Sarney deixou perplexa a bancada ruralista do Congresso. A senadora Kátia Abreu (DEM-TO), uma das mais dedicadas defensoras do agronegócio, afirmou à ISTOÉ que não está entendendo a metamorfose de Sarney. "Sinceramente não consigo compreender. É no mínimo curioso. Talvez ele esteja resgatando alguma dívida", diz. Há um mês, o PT ajudou Sarney a escapar do conselho de ética, onde foi julgado por decoro parlamentar depois do escândalo dos atos secretos. "Pouco tempo atrás, o MST estava em torno do governador Jackson Lago, contra a Roseana, filha do Sarney", lembra Kátia. As surpresas começaram, na quarta-feira 23, quando a senadora encontrou o presidente do Senado na entrada do plenário. Ela pediu a Sarney que fizesse naquele dia a leitura do requerimento de abertura da CPI Mista do MST.


"Talvez ele esteja resgatando alguma dívida"
Kátia Abreu, senadora (DEM-TO)

Num tom amistoso, Sarney respondeu: "Não podemos acabar com o MST." Mas, minutos depois, o senador fez um apaixonado discurso contra a CPI e em defesa do MST. "E eu achava que ele estava brincando. [João Pedro] Stédile e Sarney é uma dupla interessante", constata Kátia, referindose ao líder do MST. Para decepção ainda maior dos ruralistas, 45 parlamentares retiraram a assinatura do requerimento da CPI. E o trabalho agora tem de recomeçar do zero.

Já Sarney parece feliz da vida na nova roupagem. Na reunião em seu gabinete, em que foi entregue o manifesto a favor do MST, estavam presentes representantes da CNBB e da Pastoral da Terra, entre eles o bispo emérito de Goiás Velho, dom Tomás Balduíno. Sarney garantiu que, mesmo que os ruralistas recuperem as assinaturas, fará o possível para adiar a leitura do requerimento. "Os propositores da CPI me pressionam para fazer a leitura, mas não sei quando vou fazer isso", confidenciou.

Entre os presentes encontrava-se Augusto Chagas, presidente da União Nacional dos Estudantes, entidade que há três meses fez barulhenta manifestação no Senado, pedindo a saída de Sarney. A exemplo do senador, a UNE também virou de ponta-cabeça. Chagas fez questão que os fotógrafos registrassem seu abraço em Sarney. Só faltou um brinde ao novo companheiro de luta.

45 parlamentares retiraram suas assinaturas no requerimento para a criação da CPI Mista do MST que investigaria as invasões de terra e transferências de recursos para o movimento.


MG > Levanta Brasil  - Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. (Parágrafo único Art. 1º)




Nenhum comentário: