>> vergonha nacional >> Impunidade >> impunidadE I >> impunidadE II >> VOTO CONSCIENTE >>> lEIA, PARTICIPE E DIVULGUE

Agradeço as oportunas e coerentes intervenções dos comentaristas criticando o proselitismo irresponsável do globoritarismo apoiado pela mídia amestrada banalizando as Instituições e o Poder do Estado para a pratica sistemática de crimes. Os brasileiros de bem que pensam com suas próprias cabeças ja constataram que vivemos uma crise moral sem paralelo na historia que esgarça as Instituições pois os governantes não se posicionam na defesa da Lei e das Instituições gerando uma temerária INSEGURANÇA JURÍDICA. É DEVER de todo brasileiro de bem não se calar e bradar Levanta Brasil! Cidadania-Soberania-Moralidade

8.21.2008

Depois do cabo eleitoral, é hora do Ibope

A cada nova rodada das pesquisas de opinião, a mídia se debruça sobre os resultados apresentados procurando entender as mudanças detectadas e as eventuais causas destas modificações. Não poderia ser diferente com a nova pesquisa IBOPE-Estadão-TVGlobo divulgada nos últimos dias e publicada pelo jornal O Estado de São Paulo de 16 agosto.

Pelos números do IBOPE, em um mês a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) cresceu 7 pontos e assumiu a liderança folgada na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Com 41% , ela abre 15 pontos porcentuais sobre Geraldo Alckmin (PSDB), que caiu 5 pontos e tem agora 26%. Na última pesquisa IBOPE Marta liderava, mas estava tecnicamente empatada com Geraldo Alckmin. Kassab caiu dois pontos porcentuais e, com 8%, está empatado com Paulo Maluf (PP) que se manteve com 9%. Soninha Francine (PPS) e Ivan Valente (PSOL) não oscilaram e se mantém, respectivamente com 2% e 1%. Os demais candidatos não pontuaram.

O desempenho da candidata petista melhorou de forma acentuada na base da pirâmide social, nas faixas de mais baixa escolaridade e renda, e repetiu-se de forma semelhante nas simulações para o primeiro e segundo turnos. Esta ascensão permitiu que a candidata virasse, até mesmo, a previsão para o segundo turno. Agora aparece na frente, com 47% e empatada tecnicamente com Geraldo Alckmin (PSDB) que teria 43%.

Analistas imputam esta surpreendente melhora ao fato da candidata petista ter sido a primeira a apresentar um plano de governo completo e por ter respondido de forma mais convincente aos questionamentos feitos, sobretudo, nas áreas da saúde, coleta de lixo e segurança nos bairros.

Estas análises me parecem simplistas. Atribuem valor exagerado a um plano de governo que poucos leram, principalmente aqueles de baixa renda e/ou escolaridade. As entrevistas "convincentes", quanto toda a mídia privilegia as Olimpíadas , pouco apelo têm mesmo para os cidadãos mais letrados, inclusive politicamente. Prefiro acreditar nos visitadores assalariados que teriam sido contratados pelo PT.

Mais ainda, se repetindo práticas conhecidas e muito praticadas em eleições anteriores, visitaram antecipadamente as regiões que seriam pesquisadas pelo instituto contratado. Depois do mensalão e do dossiê produzido pelos aloprados nas eleições de 2006, isto seria brincadeira de criança levada.

Afinal no vale-tudo empreendido pelo PT para evitar um segundo turno, onde a rejeição da candidata do PT fará muita diferença, nada me surpreenderia. Estou pagando para ver!

Milton Flávio, médico, professor da UNESP e ex-Deputado Estadual-PSDB

do Diario do Comercio


Nenhum comentário: