>> vergonha nacional >> Impunidade >> impunidadE I >> impunidadE II >> VOTO CONSCIENTE >>> lEIA, PARTICIPE E DIVULGUE

Agradeço as oportunas e coerentes intervenções dos comentaristas criticando o proselitismo irresponsável do globoritarismo apoiado pela mídia amestrada banalizando as Instituições e o Poder do Estado para a pratica sistemática de crimes. Os brasileiros de bem que pensam com suas próprias cabeças ja constataram que vivemos uma crise moral sem paralelo na historia que esgarça as Instituições pois os governantes não se posicionam na defesa da Lei e das Instituições gerando uma temerária INSEGURANÇA JURÍDICA. É DEVER de todo brasileiro de bem não se calar e bradar Levanta Brasil! Cidadania-Soberania-Moralidade

3.17.2009

Cavalgada da Violência

 por Valdemir Caldas
Valdemir Caldas - , 17/03/09 08:00

Longe, muito longe, vão os tempos de uma Porto Velho bucólica em que se podia dormir com as janelas abertas para aproveitar a aragem das madrugadas frias de uma cidade arborizada e cordial.

A capital rondoniense continua traumatizada pelo assassinato de cinco pessoas, no bairro Ulisses Guimarães, Zona Leste da cidade.

Não que a morte dessas cinco vítimas seja um acontecimento diferente e, por isso mesmo, merecedor das considerações do colunista.

Diariamente, em todos os bairros e por qualquer motivo, muitas vezes de uma irrelevância que torna inexplicável a sua explosão, vítimas são imoladas no altar da violência, famílias são privadas das presenças dos seus chefes e crianças condenadas ao desespero de um futuro incerto por falta de seus pais.

Os registros das crônicas policiais revelam que a violência atinge, indiscriminadamente, todas as camadas da população. É o apodrecimento de alguns segmentos sociais que, embrulhados pelos mais diferentes motivos, ou enlouquecidos pela absorção de drogas estupefacientes, investem contra o tecido social a que pertencem, como um câncer.

Agora, o que deixa qualquer cidadão indignado, além da impunidade reinante, é a brutalidade desproporcional com que os facínoras investem contra suas vítimas, na maioria das vezes, pessoas indefesas.

Vive-se, hoje, um regime de guerra civil, com marginais fortemente armados, assaltando a luz do dia. Ninguém tem mais a mínima segurança. Até pobres e remediados já estão sendo seqüestrados.

O mal não pode continuar vencendo o bem, na luta que trava a sociedade pacífica e organizada, contra o bantidismo. Não é justo, porém, atribuir a responsabilidade pelo caos que impera na segurança pública estadual apenas ao governo estadual.

O governo federal também tem sua parcela de contribuição, quando deixa o abacaxi nas mãos do Estado. É preciso investir mais na construção de presídios, na contratação e preparação de pessoal, pagar salários decentes aos policiais e melhorar as condições de trabalho desses profissionais, a fim de que eles possam se tornar protetores legítimos da população.

A sociedade, por sua vez, precisa participar mais, sair às ruas e cobrar providências de seus representantes no Congresso Nacional, na Assembléia Legislativa e Câmaras de Vereadores, aqui e alhures, contra essa cavalgada de violência.

Urge colocar um freio no império da violência e da impunidade. A criminalidade não é apenas um caso de polícia, como pensam muitos desavisados, mas, também, de competência, seriedade, responsabilidade e, principalmente, de falta de educação.

Vivemos em estado de alerta máximo contra a violência, contra a impunidade e em defesa da solidariedade, da fraternidade e da democracia.

 do:http://www.rondonoticias.com.br

 

 

Nenhum comentário: