>> vergonha nacional >> Impunidade >> impunidadE I >> impunidadE II >> VOTO CONSCIENTE >>> lEIA, PARTICIPE E DIVULGUE

Agradeço as oportunas e coerentes intervenções dos comentaristas criticando o proselitismo irresponsável do globoritarismo apoiado pela mídia amestrada banalizando as Instituições e o Poder do Estado para a pratica sistemática de crimes. Os brasileiros de bem que pensam com suas próprias cabeças ja constataram que vivemos uma crise moral sem paralelo na historia que esgarça as Instituições pois os governantes não se posicionam na defesa da Lei e das Instituições gerando uma temerária INSEGURANÇA JURÍDICA. É DEVER de todo brasileiro de bem não se calar e bradar Levanta Brasil! Cidadania-Soberania-Moralidade

3.23.2009

PF prepara exclusão de Protógenes de seus quadros

Domingo, Josias de Souza

PF prepara exclusão de Protógenes de seus quadros

  Fotos: Folha
O destino do delegado Protógenes Queiroz está traçado. Ele será excluído dos quadros da Polícia Federal.

 

O afastamento será formalizado ao término da investigação que está sendo feita pelo delegado Amaro Ferreira, corregedor da PF.

 

Amaro conduz o inquérito que apura indícios de desvio de conduta de Protógenes e da equipe dele na primeira fase da Operação Satiagraha.

 

Na semana passada, depois de interrogar Protogenes por cerca de duas horas, Amaro indiciou o colega pela suposta prática de dois tipos de delito:

 

1. Quebra de sigilo funcional [vazamento de informações sigilosas];

2. Violação da lei de interceptações telefônicas [grampos ilegais].

 

A investigação encontra-se em estágio avançado. Mercê dos indícios colecionados, formou-se no governo uma convicção de "culpa" do delegado.

 

Em sucessivas manifestações públicas, Protógenes afirma que não praticou ilegalidades na Satiagraha. Em diálogos privados, seus superiores dizem coisa diversa.

 

O diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, e o chefe dele, o ministro Tarso Genro (Justiça), dão como certo o desligamento de Protógenes.

 

Antes do desfecho do caso, Luiz Fernando e Tarso cogitam fechar as cortinas do palco de Protógenes, proibindo-o de proferir palestras a de tomar parte de atos políticos.

 

Afastado do comando da Satiagraha, o delegado foi lotado na Coordenação de Defesa Instituticonal da PF.

 

Desde então, Protógenes vem desperdiçando o tempo entre o exercício de uma rotina policial esvaziada e uma agenda pública apinhada de compromissos.

 

O ex-mandachuva da Satiagraha corre o país. Na última quinta (19), concedeu uma longa entrevista ao UOL.

 

Na sexta (20), deu palestra em Santos (SP), a convite da Unafisco, entidade sindical dos auditores da Receita.

 

Na próxima semana, dará duas novas palestras, no Rio. Ambas a convite da Universo (Universidade Salgado de Oliveira. Uma na quarta (25). Outra na quinta (26).

 

No dia 2 de abril, Protógenes troca o expediente na PF por um "ato público" organizado pelo PSOL, partido da filha de Tarso Genro, a deputada Luciana Genro (RS).

 

Ao lado da ex-senadora Heloisa Helena, presidente do PSOL, Protógenes protestará "contra a política do governo Lula..."

 

"...Que levou o Brasil e os trabalhadores a pagar a conta da crise promovida pelos especuladores, banqueiros e corruptos".

 

Instada por Tarso Genro, a cúpula da PF, que vinha autorizando a maior parte dos deslocamentos de Protógenes, deve adotar nova política, desautorizando-os.

 

O ápice da desenvoltura de Protógenes foi a divulgação, num sítio levado à rede para festejá-lo, de uma carta que diz ter enviado a ninguém menos que Barack Obama.

 

A íntegra está disponível aqui. No texto, Protógenes pede ao presidente americano que socorra o Brasil no combate à "corrupção que ameaça a soberania" do país.

 

Lembra que estão nos EUA peças essenciais da Satiagraha. Menciona os "12 discos rígidos" apreendidos na casa "do banqueiro-bandido Daniel Dantas".

 

Foram enviados a Washington pela PF, para a quebra dos códigos que obstruem o acesso aos dados. Encontram-se no FBI. Mas, na carta, Protógenes fala da CIA.

 

De resto, o delegado faz no texto acusações amplas, gerais e irrestritras. Todas elas gravíssimas.

 

Anota que Daniel Dantas praticou fraudes e crimes, nos últimos 15 anos, "em conjunto com os mais altos representantes [...] dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário".

 

Escreve que o Judiciário brasileiro está no "payroll" (folha de pagamento) de Daniel Dantas. Mas "não é apenas o Judiciário..."

 

Insinua que até mesmo Lula estaria a soldo do "banqueiro-bandido". Por quê? Segundo Protógenes, o presidente baixou, em 19 de fevereiro, decreto alterando o funcionamento do Sisbin.

 

Trata-se do órgão que coordena a ação de todos as repartições da área de inteligência do governo.

 

O delegado escreve: "Lula acaba de colocar os amigos para assumir o controle do Sisbin".

 

Extinguiu-se um conselho e criou-se, diz Protógenes, "um comitê de seis indivíduos amigos de Lula, todos com um passado ético extremamente questionável".

 

Luiz Fernando Corrâa, o diretor-geral da PF, e Tarso Genro tomaram conhecimento da carta de Protógenes a Obama na última sexta (20).

 

Reagiram com surpreendente naturalidade. Em privado, disseram que o "problema" se resolveria com o iminente afastamento do delegado.

 

Assim, ficam boiando no ar, sem resposta, as insinuações de Protógenes de que até mesmo Lula estaria no bolso de Daniel Dantas.

 

O texto do delegado só começou a circular no Planalto na manhã deste sábado (21). Um auxiliar de Lula recolheu-o na internet. Levaria a carta ao conhecimento do chefe.

Do:http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/arch2009-03-22_2009-03-28.html


Nenhum comentário: