>> vergonha nacional >> Impunidade >> impunidadE I >> impunidadE II >> VOTO CONSCIENTE >>> lEIA, PARTICIPE E DIVULGUE

Agradeço as oportunas e coerentes intervenções dos comentaristas criticando o proselitismo irresponsável do globoritarismo apoiado pela mídia amestrada banalizando as Instituições e o Poder do Estado para a pratica sistemática de crimes. Os brasileiros de bem que pensam com suas próprias cabeças ja constataram que vivemos uma crise moral sem paralelo na historia que esgarça as Instituições pois os governantes não se posicionam na defesa da Lei e das Instituições gerando uma temerária INSEGURANÇA JURÍDICA. É DEVER de todo brasileiro de bem não se calar e bradar Levanta Brasil! Cidadania-Soberania-Moralidade

11.01.2008

Dilemas do antiamericanismo

por: Dom Bertrand de Orleans e Bragança

De partida para os Estados Unidos, onde proferirei palestra no Encontro nacional de supporters da TFP norte-americana, decidi debruçar-me sobre o fenômeno do antiamericanismo.

Esses focos de militância
antiamericana são agitados por um
oba-oba pró-Obama: sua eventual
vitória será fruto da propaganda


Na minha juventude os Estados Unidos espargiam pelo mundo um intenso fascínio. A americanização estampava-se nos modos de ser, vestir, comportar-se, de muitos de meus contemporâneos.

A nação norte-americana era portadora de uma modernidade que arredava a tradição considerada démodée. Uma atmosfera de otimismo e despreocupação inconseqüentes, de progresso risonho, envolvia seu povo e conquistava o mundo.

Hollywood tornara-se foco desse modo de ser felizardo, auto-suficiente, um tanto vulgar e igualitário, e moralmente tolerante.

Vieram as batalhas culturais dos anos 60 e 70 que culminaram simbolicamente com a derrota do Vietnã. Tal derrota, sofrida mais no campo interno do que na frente de batalha, fruto da propaganda e da mentalidade libertária e pacifista, causou um abalo na estrutura psicológica do norte-americano, e assinalou uma inflexão decisiva na sua história.

Tais inflexões não se dão de chofre, nem têm como determinante um único fato. Elas germinam, estendem suas raízes, desabrocham e se consolidam ao longo dos anos, às vezes das décadas. Mas determinados acontecimentos têm o condão de cristalizá-las.

Derrotado, o americano médio se encontrou diante do infortúnio, o qual traz muitas vezes consigo a reflexão saneadora e salvífica.

Enquanto nas profundidades da mentalidade americana se operava uma rotação fundamental, permanecia, em larga escala, a propensão ao gozo da vida, à displicência, ao comodismo, que se traduzia, diante da ameaça da hecatombe nuclear que assombrava o clima propagandístico da “Guerra Fria”, no slogan capitulacionista: “Melhor vermelho do que morto”.

O espírito derrotista levou americanos a queimar sua própria bandeira, num sinal público de menosprezo e hostilidade em relação aos valores que constituem o fundamento da nação.

Mas a metamorfose que se gestava nas profundidades foi emergindo com força incoercível, consolidando, segundo me parece, uma das transformações psico-político-sociais de maior vulto na história contemporânea.

Em amplos e importantes setores da nação norte-americana brotou um conservantismo político, um senso de coerência, honra e pugnacidade, a par de tendências profundas, saudosas da tradição, tonificantes dos valores familiares e ávidas dos princípios perenes da civilização cristã. Tal transformação incidiu igualmente nas escolhas da linguagem, dos trajes, das maneiras, das residências, dos objetos de utilidade ou de decoração, etc.

Curioso é notar que, paralelamente a tal mudança, o antigo fascínio pelos Estados Unidos foi sendo substituído por um sentimento de acrimônia e até mesmo de hostilidade. O anti-americanismo passou a ser militante em vastos círculos dirigentes e difuso em certas camadas do público.

Os Estados Unidos, considerados outrora fonte da modernidade, passaram a ser apontados como retrógrados e obliterados, e contra eles se alimentaram parcialidades, má-vontades e intransigências.

No presente momento, um fato desconcertante irrompe em cena. Esses focos de propaganda e militância anti-americana são agitados por um verdadeiro oba-oba pró Barack Obama: o homem da “mudança”, de uma “mudança” que ninguém se abalança a definir, nem ele próprio, mas que esses círculos parecem almejar para os Estados Unidos e o mundo.

Como esse anti-americanismo rançoso se transmuta e se torna pró-americano? Dou-me conta que ele não constitui uma manifestação simplista de nacionalismo, ou de anti-imperialismo, mas traz involucrada profunda animadversão ideológica. Volta-se contra certo tipo de Estados Unidos.

Revela um mal estar ante o fato de parte muito considerável e dinâmica da sociedade americana (com forte pujança entre os jovens) ter aderido a tendências, ideais e princípios conservadores, no sentido mais amplo do termo.

A torcida pelo candidato democrata é para mim sintoma do desejo desenfreado de certas máquinas político-propagandísticas de inverter essa conjuntura. A eventual vitória de Obama será o fruto de uma gigantesca operação de propaganda, à qual não faltaram ingredientes variados, até turbulência financeira. Mas terá ela a capacidade de alterar a realidade profunda da opinião pública norte-americana?

São esses os dilemas do antiamericanismo.


Dom Bertrand de Orleans e Bragança é trineto de D.Pedro II
e-mail: dombertrand@terra.com.br
da: Folha de São Paulo - “Tendências e Debates”
Dom Bertrand de Orleans e Bragança é Diretor de Relações Institucionais do Movimento Paz no Campo e tem seu Blog hospedado no site http://www.paznocampo.org.br

Nenhum comentário: