É preocupante a situação do Estado de Roraima, no Extremo Norte do país. Infelizmente, o governo do PT negligenciou este aspecto ao demarcar de forma continua a reserva indígena Raposa Serra do Sol de Roraima.Essa reserva contínua tem 1,7 milhão de hectares, o equivalente a mais de 17 mil quilômetros quadrados – área superior a de muitos países europeus. Somente as dimensões já demonstram o tamanho da irresponsabilidade do Lula ao assinar o decreto demarcatório.
As Forças Armadas que conhece bem a região, são radicalmente contra a demarcação, tal com o Lula fez. É por essa razão que o Exército mantém um pelotão especial de fronteira, em Uiramutã, no coração da reserva. Há fartura de estudos de estrategistas militares alertando que a reserva contínua diminui os controles e facilita a ampliação do vazio demográfico numa região de fronteira, suscetível aos mais variados tipos de conflito por interesses externos. É um tema que afeta a área militar por se tratar de soberania nacional e se choca contra o direito dos índios, cujo direito a terra não pode ser negado.
Não há duvida de que os índios de Roraima merecem sua reserva, mas é também induvidoso que a reserva Raposa Serra do Sol, nos moldes que o governo do PT instituiu, é um absurdo e, como provam os militares, coloca em risco a segurança nacional na região, uma região,é bom que se repita, de fronteira. Eu daqui do Senado tenho defendido a tese de que o governo deve rever sua posição e reconhecer que interferiu equivocadamente na vida social e econômica do Estado de Roraima, ainda em formação, além de comprometer a segurança do país na região. Mas, sinceramente,.não creio que o governo do PT tenha essa grandeza.
Como a questão da demarcação está sendo julgada pelo Supremo Tribunal Federal, a esperança é a de que a nossa maior corte de Justiça dê ao problema a solução que o governo petista não quer dar.
Cordialmente,
Alvaro Dias
Email : alvarodias@senador.gov.br
Visite nossa página na internet http://www.senadoralvarodias.com/
Blog : http://senadoralvarodias.blogspot.com/
Do MOVCC
Nenhum comentário:
Postar um comentário