>> vergonha nacional >> Impunidade >> impunidadE I >> impunidadE II >> VOTO CONSCIENTE >>> lEIA, PARTICIPE E DIVULGUE

Agradeço as oportunas e coerentes intervenções dos comentaristas criticando o proselitismo irresponsável do globoritarismo apoiado pela mídia amestrada banalizando as Instituições e o Poder do Estado para a pratica sistemática de crimes. Os brasileiros de bem que pensam com suas próprias cabeças ja constataram que vivemos uma crise moral sem paralelo na historia que esgarça as Instituições pois os governantes não se posicionam na defesa da Lei e das Instituições gerando uma temerária INSEGURANÇA JURÍDICA. É DEVER de todo brasileiro de bem não se calar e bradar Levanta Brasil! Cidadania-Soberania-Moralidade

12.04.2007

Juíza condena jornalistas por estelionato em casos de suposta perseguição pelo regime militar

Sob acusação de estelionato, seis jornalistas que obtiveram aposentadorias especiais com base em anistia por supostas perseguições durante a ditadura militar foram condenados a penas de reclusão - uma em regime semi-aberto e as demais comutadas para serviços comunitários - pela Justiça Federal.
Os condenados são o diagramador Paulo César Santos Rodrigues, filho do dramaturgo Nelson Rodrigues e ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio, suas irmãs Maria Lúcia Rodrigues Muller e Sônia Maria Rodrigues Mota, e outros três profissionais.
Outra jornalista, Maria do Céu Simões da Silveira, foi absolvida. Em 1995, todos foram acusados de forjar documentos para se aposentar como anistiados, com pensões de valores elevados. Paulo César foi condenado a cinco anos e dez meses de reclusão, em regime semi-aberto, e ao pagamento de multa no valor de 40 salários mínimos.
A sentença, de março, foi publicada em setembro passado, mas até hoje o réu não se apresentou à Justiça, o que impede o andamento do processo, que deve seguir para o Tribunal Regional Federal do Rio, ao qual caberá julgar recursos dos condenados. Ele foi acusado de, quando presidia a entidade, ter forjado declarações que acabaram permitindo a si próprio e aos outros seis acusados obter as aposentadorias. No caso de Maria do Céu, porém, a acusação não se confirmou, segundo a juíza Valéria Caldi, da 8ª Vara Federal do Rio.

Com Paulo César, foram condenados, mas a penas de quatro anos de reclusão, os jornalistas Sylvio de Azevedo Marinho Júnior, Antônio Carlos Batista dos Santos, Léo Malina e Maria Lúcia Rodrigues Muller. Sônia Maria Rodrigues Mota teve uma condenação menor - dois anos e oito meses - , apenas por “tentativa de estelionato”, porque sua aposentadoria não chegou a ser paga. Marinho Júnior, Santos, Malina, Maria Lúcia e Sônia Maria tiveram as penas de reclusão transformadas em prestação de serviços à comunidade.

Por Marcelo Auler, no Estadão
Assinante lê mais aqui

Postado por MiguelGCF
Editor do Impunidade  Vergonha     Nacional


Nenhum comentário: