12.02.2007
Legenda começa a colher assinaturas por Assembléia Constituinte exclusiva
O PT inicia hoje a coleta de assinaturas para apresentar ao Congresso um projeto de iniciativa popular. Nele vai propor a realização de um plebiscito em 31 de janeiro de 2009, para que a população decida se a reforma política deve ou não ser feita por uma Assembléia Constituinte exclusiva.
Pela Constituição, um projeto de iniciativa popular precisa da assinatura de pelo menos 1% do total de eleitores, em pelo menos cinco Estados - hoje, cerca de 1,3 milhão de assinaturas. Com isso, o projeto chega à Câmara, mas entra na fila e é examinado sem nenhuma precedência sobre outras propostas.
O PT tentou fazer a reforma política por um projeto de lei no primeiro semestre, mas todas as propostas foram rejeitadas, do voto em listas fechadas ao financiamento público de campanha. “Reconheço que quando tentamos a reforma não havíamos mobilizado nossas bases. A campanha pela Constituinte exclusiva visa a fazer essa mobilização”, disse o líder do PT na Câmara, Luiz Sérgio (RJ). “Não vejo outra forma de fazer a reforma política se não for com a mobilização popular.”
Por João Domingos, ESP, BRASÍLIA
Postado por MiguelGCF
Editor do Impunidade > Vergonha Nacional
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário