>> vergonha nacional >> Impunidade >> impunidadE I >> impunidadE II >> VOTO CONSCIENTE >>> lEIA, PARTICIPE E DIVULGUE

Agradeço as oportunas e coerentes intervenções dos comentaristas criticando o proselitismo irresponsável do globoritarismo apoiado pela mídia amestrada banalizando as Instituições e o Poder do Estado para a pratica sistemática de crimes. Os brasileiros de bem que pensam com suas próprias cabeças ja constataram que vivemos uma crise moral sem paralelo na historia que esgarça as Instituições pois os governantes não se posicionam na defesa da Lei e das Instituições gerando uma temerária INSEGURANÇA JURÍDICA. É DEVER de todo brasileiro de bem não se calar e bradar Levanta Brasil! Cidadania-Soberania-Moralidade

9.12.2007

Lula ainda não entendeu

>> Clique nos links  O bom combate    Falta o chefe -   Impunidade   Serviço ao eleitor    Voto consciente   - Leia,  participe e divulgue.



Declara o presidente Lula que a crise internacional é um problema norte-americano e que, por isso, a solução, no essencial, cabe ao governo e ao banco central dos EUA. E que o Brasil não vai aceitar que "joguem prejuízos em nossas costas".

Comentários: primeiro, o Brasil tem se beneficiado muito da pujança da economia mundial, em boa parte estimulada pelo mercado financeiro internacional. Em forte crescimento, o mundo demandou e pagou cada vez mais caro por produtos que o Brasil pode oferecer em qualidade e abundância. As exportações trouxeram os dólares que o BC brasileiro comprou e compôs as reservas que permitem passar a crise do crédito em maior segurança.

Segundo, apesar disso, a crise do crédito já afetou o Brasil. Os juros no interbancário local já estão mais caros, de maneira que os bancos vão cobrar mais caro do consumidor brasileiro. Os juros pagos pelo governo e por empresas brasileiras no exterior também estão mais caros.

E os investidores em bolsa perderam patrimônio. E é óbvio que não são apenas especuladores, mas pessoas comuns que colocaram sua poupança em ações de companhias sólidas, como a Vale.

A Vale, aliás, aumentou espetacularmente seus negócios graças à pujança mundial. Logicamente, se há alguma ameaça ao crescimento mundial, as perspectivas dessa companhias ficam piores, cai o preço de suas ações.

E haverá ameaça ao crescimento mundial se houver recessão nos EUA. Ou seja, ao contrário do que diz o presidente Lula, a crise não é americana, é mundial. Também ao contrário do que diz o presidente, não é apenas uma crise provocada pela ganância de especuladores, mas uma crise de excesso de crédito que, entretanto, beneficiou muitos setores da economia real e muitos países, inclusive o Brasil. E assim como o Brasil pegou carona na onda mundial também vai sofrer se essa onda morrer na praia.

Mas sabe por que Lula não acha isso? Porque ele acha que tudo o que aconteceu no Brasil é obra exclusiva dele e de seu governo. Ou seja, o governo brasileiro ainda não entendeu o tamanho do problema.
Carlos Sardenberg

Nenhum comentário: