>> vergonha nacional >> Impunidade >> impunidadE I >> impunidadE II >> VOTO CONSCIENTE >>> lEIA, PARTICIPE E DIVULGUE

Agradeço as oportunas e coerentes intervenções dos comentaristas criticando o proselitismo irresponsável do globoritarismo apoiado pela mídia amestrada banalizando as Instituições e o Poder do Estado para a pratica sistemática de crimes. Os brasileiros de bem que pensam com suas próprias cabeças ja constataram que vivemos uma crise moral sem paralelo na historia que esgarça as Instituições pois os governantes não se posicionam na defesa da Lei e das Instituições gerando uma temerária INSEGURANÇA JURÍDICA. É DEVER de todo brasileiro de bem não se calar e bradar Levanta Brasil! Cidadania-Soberania-Moralidade

2.16.2008

Atrevimento e desfaçatez

OPINIÃO

ESPAÇO ABERTO

A farra continua

O que dói na alma de qualquer cidadão de bem, não é o custo matemático e financeiro de determinadas atitudes. Isso dói no bolso de todos os contribuintes!

O que machuca mesmo é perceber o quão os personagens públicos estão despreparados e se tornam vulneráveis.

Aconteceu assim com a turma do PT. Durante anos e anos nos fizeram acreditar que a corrupção - que até então nem conhecíamos como endêmica -era coisa ''das elites'' e que um dia de sol brigadeiro, quando raiasse a esperança e se concretizassem as utopias, nós acordaríamos enfim libertos das mazelas ''neoliberais''.

E nós acreditamos! E demos nosso voto de confiança. E sonhamos...

Hoje sabemos que o despreparo foi apenas um ingrediente deste cozinhado indigesto a que esta turma nos submete constantemente. Existem outros! Mais perversos. Mais intragáveis. Mais letais.

Refiro-me ao deboche, às idéias fascistas de perpetuação no poder, ao ''nunca sabe de nada'' e, finalmente, à certeza da impunidade, que grassa no meio político brasileiro, corroborada e exacerbada pelo time anteriormente referido. (grifo nosso)

Como já referi noutros momentos, este é o desserviço do PT à democracia. Do PT elite; do PT transmutado; do PT poder.

Não vou me deter aqui nas altas cifras que envolvem o uso dos cartões corporativos. Elas são no mínimo aviltantes para quem no dia a dia luta para ''pagar as contas mais elementares''.

O que nos deixa tremendamente inconformados e revoltados é o cinismo dos que poderiam ter evitado esse escândalo e agora ainda tentam justificar o injustificável, apelando para a ''compreensão'' dos cidadãos que na ótica deles, não entendem as ''razões de estado'' de quem os usa! Mesmo que sejam em vergonhosas retiradas no caixa, para pagar despesas insólitas no exercício do metier... (grifo nosso)

Ora senhores! Seja tapioca, seja esteira, seja ostra em Paris, a miséria ética e moral de quem levou a cabo esse uso indevido, é humilhante aos olhos de qualquer cidadão! Como é possível que se queira hoje justificar um erro apelando para outros anteriores? Nunca antes na história deste país, se tinha tomado conhecimento de uma farra tão grande de uso perverso do nosso dinheiro! (grifo nosso)

O Brasil cresceu. Poderia ter crescido muito mais. Afinal ficamos aquém de outros países, inclusive vizinhos. A economia mundial em 2007 cresceu. E muito.

O crescimento aliado a uma super arrecadação fiscal e tributária, não justifica um carnaval esbanjador dos que deveriam cuidar do tesouro e promover reformas urgentes e acionar definitivamente o tal do PAC... Sobrar dinheiro em caixa não é sinônimo de relaxamento moral ou oportunidade para gastança.

O que vimos foi uma orgia consumista cínica à custa dos cofres públicos, malgrado os bons salários dos que dela tomaram parte. E tudo isso à sombra de uma pseudo eficiência dos que se dizem ''nunca como antes'' responsáveis por tão grandes e nobres resultados sociais e econômicos! (grifo nosso)

Corrupção não é prerrogativa exclusiva nossa. Mas a desfaçatez e atrevimento com que por aqui se instala e avança, nos deixa atônitos e muitas vezes desacreditados. (grifo nosso)

O que nos deixa revoltados é o cinismo dos que poderiam ter evitado esse escândalo e agora ainda tentam justificar o injustificável.

Manuel Joaquim R. dos Santos é padre na Arquidiocese de Londrina



Os artigos publicados não refletem, necessariamente, a opinião do jornal. opiniao@folhadelondrina.com.br.

Fonte: Jornal "Folha de Londrina" de 15 de fevereiro de 2.008

Nenhum comentário: