>> vergonha nacional >> Impunidade >> impunidadE I >> impunidadE II >> VOTO CONSCIENTE >>> lEIA, PARTICIPE E DIVULGUE

Agradeço as oportunas e coerentes intervenções dos comentaristas criticando o proselitismo irresponsável do globoritarismo apoiado pela mídia amestrada banalizando as Instituições e o Poder do Estado para a pratica sistemática de crimes. Os brasileiros de bem que pensam com suas próprias cabeças ja constataram que vivemos uma crise moral sem paralelo na historia que esgarça as Instituições pois os governantes não se posicionam na defesa da Lei e das Instituições gerando uma temerária INSEGURANÇA JURÍDICA. É DEVER de todo brasileiro de bem não se calar e bradar Levanta Brasil! Cidadania-Soberania-Moralidade

10.22.2007

JUVENTUDE SOCIALISTA


Vejam porque o esquerdista é o “profeta da utopia”, o “filósofo do nada”, um genocida cultual.
Na sua vasta ignorância da realidade do mundo manifestado, o esquerdista acha que o mundo é a expressão das idéias nascidas de sua mente deformada e assim se organiza em grupos para destruir a cultura de uma sociedade, construída a custa de muitos sacrifícios e longos anos de experiência da humanidade.

50 jovens de várias regiões do país participam da 2ª Caravana da UJS ao Araguaia


A segunda caravana do Araguaia promovida pela UJS é "uma nova modalidade de turismo no Brasil" diz orgulhoso Zezinho do Araguaia e justifica: "um turismo em busca de um resgate histórico."


Luciano Rezende, coordenador da caravana, fala aos jovens participantes

Com as presenças de representantes de treze estados brasileiros, 50 jovens de todas as regiões participam da segunda edição da Caravana do Araguaia, organizada pela União da Juventude Socialista (UJS), nas cidades de São Geraldo do Araguaia/PA e Xambioá/TO.

O ônibus com os participantes da Caravana saiu de Goiânia logo após o término do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) no último domingo (03/07) e somente após mais de um dia de viagem, pela madrugada, chegou à cidade de Xambioá. No mesmo dia, pela manhã, houve a abertura do evento após uma grande caminhada até a cidade de São Geraldo.

Sob sol forte, as bandeiras e faixas passaram a ser as únicas sombras em quilômetros. A passeata chamava a atenção dos moradores, que faziam comentários, como de um rapaz que entrou na sua casa gritando: "O muié, o socialismo tá na cidade! Vamos no Socialismo hoje?!" Ou de um senhor que veio ao nosso encontro de bicicleta e nos parou dizendo que a cidade precisa de nossa participação, insistindo todo o tempo: "Eu também sou da bandeira vermelha!" Se despediu dizendo "Eu sou o Israel, me chamam de Israel Che Guevara." As manifestações de populares mostra que o carisma da população é uma das conquistas dos guerrilheiros que perdura por mais de trinta anos.

No plenário da Câmara dos Vereadores de São Geraldo, várias pessoas saudaram a iniciativa da UJS em organizar a Caravana e relataram a importância da Guerrilha e toda ação em prol da divulgação e estudo dessa página importante da história de lutas do povo brasileiro. Entre os presentes estavam o vice-prefeito da cidade, Irmão Roque, vereadores locais, os presidentes do PCdoB e da UJS de Tocantins, além de ex-guerrilheiros e moradores locais. Pedro Onça, Neuza Lins e Zezinho do Araguaia receberam homenagens e foram efusivamente aplaudidos pelos militantes da UJS que se emocionaram com os seus relatos. Também na parte da tarde do mesmo dia, ocorreu uma visita ao Museu da Guerrilha, que mesmo com escassos recursos para sua manutenção, consegue reunir várias peças e ajudar a manter viva a história local.

Na tela, a história da guerrilha


Quase três mil pessoas foram ver o filme sobre a guerrilha

Mas sem dúvida o grande acontecimento do dia foi a exibição em praça pública do filme Araguaya – a conspiração do silêncio, assistido por quase três mil pessoas na praça Edson de Jesus. Jovens, crianças, adultos, assim como o prefeito, seu vice, todos esperavam pacientemente os ajustes finais para o início do filme, projeto sob um velho caminhão que tinha em cima de sua carroceria um grande lençol branco com 3 metros de altura suspenso por cavaletes.

Entre as rodas do caminhão uma faixa trazia uma frase que se tornou grito de guerra conhecido da UJS: "Tarda, tarda, tarda mas não falha, aqui esta presente a juventude do Araguaia."

A população de São Geraldo, que reivindicava a exibição do filme após o mesmo ter sido apresentado em Xambioá no ano passado por ocasião da primeira Caravana, assistiu concentrada todo o filme, praticamente extasiada durante uma hora e quarenta e cinco minutos de projeção. Alguns não contiveram a emoção e choravam copiosamente. O diretor do filme, Ronaldo Duque, assistiu ao filme no meio do povo e se emocionou em meio aos protagonistas da guerrilha que inspirou a sua obra.

No final um morador observa: "Mas a guerrilha não foi só isso!"

Um professor nos procura pra dizer que é muito importante essa atividade, mora a 15 km e veio ver o filme assim que soube. Perguntado se havia cinema na cidade, ele foi enfático: "Não tem, mas não é por isso. Essa história precisa ser conhecida por todos, principalmente por quem é da região."

Na volta o caminhão que foi usado para suporte do telão deu carona os participantes da caravana, até as margens do Araguaia onde pegamos o barco de volta.

Calendário oficial


Jovens se deslocam de barco entre Xambioá e São Geraldo

As prefeituras de São Geraldo e de Xambioá apóiam a UJS na realização da Caravana e querem que ela entre na programação anual de cada cidade. Foi criado, com isso, uma saudável disputa entre os dois municípios em sediar a Caravana. O patrocínio com os transportes rodoviários e fluviais vem de São Geraldo enquanto a alimentação é cedida pela prefeitura de Xambioá e preparada carinhosamente pela população local. Já o Hotel das Andorinhas, cujo dono se filiou à UJS na primeira Caravana no ano passado, concede descontos de 40% no início da alta temporada onde a procura cresce bastante. O carinho e o apoio recebido pela UJS mostram o reconhecimento da população por aqueles que têm interesse em resgatar e divulgar sua história.

Mais que uma atividade de formação, a Caravana do Araguaia, em seu segundo ano, vem se firmando como objeto de resgate e valorização da épica jornada dos combatentes do Araguaia, tendo o PCdoB e a população local como atores principais dessa história.

A programação da Caravana continua durante a semana até o próximo sábado e conta com atividades diversificadas como palestras, debates, estudos dirigidos, trilhas pela Serra das Andorinhas, visitas programadas, atividades culturais e passeios de barco.

De Xambioá 7 jul 05
Luciano Rezende Moreira
Diretor Nacional de Formação da UJS

http://www.vermelho.org.br/diario/2005/0707/0707_caravana.asp

Nenhum comentário: